domingo, 29 de setembro de 2013

Curso Estabilidade de Árvores Urbanas (Arborização Parte I)

Cara, se tem uma área que eu me identifico é paisagismo urbano.. Semestre passado fiz um curso com um professor formado em Arquitetura Urbana. Ele nos trouxe um representante de uma empresa internacional que comercializa equipamentos de medição de qualidade de árvores. Sensacional!

Equipamentos de ultrassom, capazes de medir a qualidade da árvore sem danificá-la, alguns trazendo as imagens em espectro de cores onde é possível indentificar ocos, por exemplo; outros mais sofisticados, trazem a imagem dos espectro de cores, não só do tronco, como das raízes.

Tomografia com recurso aos ultrassons
(Arbotom)
Fonte: Curso Estabilidade de Árvores Urbanas - PróFloresta
Enfim, aprendi que Goiânia, apesar de ser cheia de árvores, poderia ser bem melhor. E bota melhor nisso!
Se a Universidade se aliasse ao Estado e comprasse um destes aparelhos, estaríamos no céu.
Para paisagismo o ideal realmente é utilizar a mesma espécie repetidamente em uma via. Sim, cria uma uniformidade, um aspecto artístico. É lindo. Vi exemplos do exterior e daqui, em Curitiba. Ô vontade de visitar Curitiba rsrs.

Rua de Curitiba. Fonte: Notícia da Prefeitura da Cidade Sobre Arborização
Infelizmente, onde moramos, nem é o Governo que cuida das calçadas, logo, não podemos mudar muita coisa... Ah, plantar e deixar a planta crescer por si só, sem cuidados, também é algo ruim. Muitas árvores em Goiânia tem seus troncos não muito retilíneos e vê-se claramente a falta de cuidado com a muda.
Enfim, já é um trabalho e tanto educar a população para não implicar com as árvores, imagina o resto... Esses dias eu passando pela calçada explicando a uma amiga as características da Sibipiruna e uma moça varrendo disse:
Pois é, isso não deveria ser árvore a ser plantada em rua!
Fiquei bem na minha, a implicância era com as florzinhas amarelinhas que inundam o chão. Ficam tão lindas... É infelizmente no Brasil é assim...
Mas... vivendo e aprendendo ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário